Você valoriza o consumo local?
Você valoriza o consumo local?
Já tem algum tempo que ouvimos falar sobre a valorização dos negócios locais. Este movimento, que tem como objetivo incentivar que as pessoas comprem de pequenos produtores, pequenos comércios e de marcas da sua região, ganhou até um nome: locavorismo.
Não há como negar que a pandemia teve um papel-chave para acelerar o
conceito, pois com a vida das pessoas mais limitadas ao seu entorno, o
senso e o interesse comunitário aumentou.
Segundo matéria da WGSN, especialista mundial em tendências, seis em
cada dez consumidores planejam consumir de forma mais local nos próximos
12 meses (dados da Brightpearl). O movimento é tão significativo, que a
expectativa é de que grandes varejistas criem versões menores de lojas e
pop-ups mais inseridas e engajadas com as pequenas comunidades.
E quais as vantagens dos comércios locais? No caso dos alimentos, temos o
consumo de itens mais frescos, com mais nutrientes e que valorizam os
pequenos produtores. Já em um cenário mais amplo, evitam-se longos
trajetos e custos com transporte, que refletem diretamente na diminuição
da poluição.
Fortalecer laços e oportunizar negócios locais, são ações que já fazem parte da nova geração de consumidores.