Urban Class

20
Out

O que é moda sustentável?

Muitas pessoas associam a palavra sustentabilidade apenas ao meio ambiente, porém ela não é só isso. Primeiramente, sustentabilidade é aquilo que é sustentável, ou seja, que pode ser sustentado ao longo do tempo.

 

A visão atual de sustentabilidade é a de uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta, o chamado Triângulo da Sustentabilidade.

 

Na moda, muito ouvimos falar sobre o fast fashion e seus impactos negativos. Ele é um modelo de negócios em que o consumo e o descarte são extremamente rápidos. O consumidor é incentivado a consumir peças em grande quantidade, a preços extremamente atrativos e com baixa qualidade.

 

A moda sustentável tem um papel conscientizador nesse sistema prejudicial, e considera toda a cadeia produtiva, que inicia na correta escolha da matéria-prima, para a produção dos tecidos, passa pelas condições adequadas de trabalho nas confecções e finaliza na oferta de produtos mais duráveis para o consumidor final.

 

Existem excelentes iniciativas no mundo, como o movimento Fashion Revolution, presente em mais de 100 países e que incentiva maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda. O Fashion Revolution foi criado em 2013 após o desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh e que deixou mais de 1.100 mortos e 2.500 feridos. Os funcionários, em sua maioria mulheres, trabalhavam em péssimas condições, tinham horas de trabalho contínuo e salários baixíssimos. Uma das grandes ações do movimento é incentivar a reflexão simples, mas poderosa, de #QuemFezMinhasRoupas?

 

Como consumidores, ao fazermos boas escolhas estamos incentivando uma indústria da moda mais correta e consciente. Conheça melhor as marcas que você consome, vista uma moda com mais significado e que provoque diálogos positivos.

 

- - -

 

Quer conhecer mais sobre o Fashion Revolution? Clique Aqui.