Urban Class

31
Dez

As cores de 2021.

Tudo na vida tem uma cor, e cada cor que enxergamos nos causa uma sensação.

 

Mais do que um sentido estético, as cores também atuam na nossa área psicológica e promovem respostas biológicas.

 

A psicodinâmica das cores é a ciência que estuda como reagimos às cores. E elas possuem tanta expressividade que podem transmitir ideias, e são consideradas um dos primeiros itens na percepção de uma mensagem não verbal.

 

Cores como azul e violeta são associadas à sensação de frio, enquanto cores como amarelo e vermelho, nos transmitem a sensação de calor. Algumas cores podem nos transmitir paz, outras excitação, confiança e assim por diante.

 

As cores têm um papel tão importante na nossa vida, que a Pantone, autoridade no assunto, anuncia anualmente o que considera a cor do ano.

 

A escolha da cor do ano não é baseada meramente na sua qualidade estética, mas sim na sensação e na mensagem que ela transmite, considerando o momento atual da humanidade.

 

Para 2021, foram eleitas duas cores: o cinza, Ultimate Gray, e o amarelo, Iluminating. Resiliência, otimismo e positividade são o que as nuances de ambas as cores evocam, e encaixam perfeitamente em um momento posterior aos acontecimentos de 2020.

 

Interessante observar também que é a primeira vez que a pantone escolhe uma cor cinza, que na combinação com o amarelo, representa a coragem e a elevação que o mundo precisa “literalmente enxergar” em 2021.